Saturno



 Saturno - O Senhor do Karma

Mas que “karma”! Quantas vezes nos falamos essa frase e ela se transforma em uma sentença de morte? Nesse sentido o karma é a situação que não sabemos resolver, não sabemos lidar, porque nos sentimos inseguros, desprevenidos ou incapazes. Assim, diante do destino que se apresenta, o interpretamos como a hora do azar.
Na verdade o Karma não é o sofrimento. É a situação que não nos sentimos aptos a encarar. Será por despreparo ou irresponsabilidade? Sim, pois o contexto é que toda a situação difícil de nossa vida exige de nós paciência, prudência e perseverança, ou seja, uma postura de responsabilidade. Toda situação dita “karma” exige o uso de nosso arbítrio, nossa capacidade de fazer escolhas sábias diante do nosso destino.
Saturno na astrologia é considerado o Senhor do Karma. Representado como um velho sobre um véu com uma foice, lembra o Eremita, a carta 9 do Tarô.
Simboliza o tempo de plantar e colher, o tempo que devora as suas criações.
Onde está Saturno no mapa existe tempo e experiência, por isso o dever de darmos continuidade a uma tarefa já iniciada no nosso processo evolutivo.
A culpa surge pela frustração em não conseguirmos cumprir nossos compromissos. E quanto mais se adia o dever por impotência ou auto-exigência, mais culpa se sente e mais se emaranha na teia do karma, onde os deveres se transformam em dívidas.
Saturno mostra onde a evolução só se dará pelo trabalho, luta, esforço e disciplina, ou muitas vezes pelo dor. A dor precisa ser desmistificada, pois o sofrimento gera consciência. Pela dor nos conscientizamos dos aspectos em nós que precisam de atenção e desenvolvimento. E a própria dor na sua releitura, é a dificuldade de aceitar as provações, os limites impostos pelo destino. Afinal, sofrer é saber suportar.
Vale lembrar que Saturno na sua constituição física é um planeta coberto de gelo, os anéis são de gelo cristalizado e de baixíssima densidade, logo se fosse colocado na água, boiaria!
Conclusão: quando assumimos nossas escolhas e responsabilidades, os problemas que parecem tão pesados, se tornam leves. Porque simplesmente os aceitamos independente do tempo que nos exige para resolvê-los
Saturno na mitologia greco-romana foi o segundo a “reinar no universo”. Como castrou seu pai e o destronou, foi destronado por um filho. E assim foi inaugurado o karma, pois “aqui se planta, aqui se colhe”.
Com o intuito de controlar essa sina, ele engolia os seus filhos. Nossos filhos são nossas obras, criações, pedaços de vida que saem de nós. Por isso a idéia de que a área onde está o planeta saturno no nosso mapa é onde há um velho tirano promovendo restrições e dificuldades, porque ali engolimos nossos filhos, nos castramos e nos cobramos uma perfeição. E nunca estamos prontos.
Depois que Saturno foi destronado por Júpiter, ele perdeu sua imortalidade e vagou pelo mundo ensinando seu conhecimento. Foi a idade do outro, quando todos os homens eram reconhecidos nas suas individualidades e por seus próprios valores. É por isso que também onde temos saturno há um velho sábio, capaz de construir naquela área grande prosperidade. É o máximo da realização na matéria, é a teoria na prática, a evolução espiritual, a conquista da dignidade humana.
Saturno rege o signo de capricórnio, o mês da entrada do ano novo. A mensagem dos céus é portanto, comecemos o ano com responsabilidade. Não é hora de sonhar, o momento requer “manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranqüilo”. Os castelos no ar precisam de cimento se desejamos realizá-los. É isso que confere saturno: a realidade é concreta. Para chegarmos ao alto da montanha os passos têm que ser cautelosos e firmes. É preciso saber onde se pisa para não atrasar a empreitada. Isso é responsabilidade! Isso é sabedoria!
E essa é a lição do senhor do karma: posso escolher entre viver como um velho tirano, engolindo meus filhos, minha auto-confiança, me cobrando, me exigindo e tornando as experiências difíceis e dolorosas, ou viver como um velho sábio, que sabe ter paciência e perseverança aceitando e assumindo responsavelmente os desafios.
A escolha é nossa. E... isso é o “karma”!

Maria Ramagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz profunda!!!

Um espaço criado para a publicação de textos referentes a Astrologia - a Ciência mais antiga da Humanidade.