O Sol e os Signos



O Sol - símbolo de unificação
Fonte primordial da energia do planeta o Sol ocupa 99,8% do nosso sistema. Seu símbolo, a mandala, é um dos mais antigos da humanidade e foi encontrado em todos os povos e culturas. [...] Essência da clareza, da lucidez e da consciência, a luz do sol revela sempre a verdade. Nada como uma manhã de sol para dissipar os fantasmas da noite e clarear as idéias. Ele nos conecta com a criança divina que habida em cada um e com as infinitas possilibilidades ainda não despertadas em nós. É o Sol quem assegura que existe um futuro, que a vida faz sentido e que obedece a um plano inteligente. Retratando nosso eu mais profundo, o astro revela o potencial que o espírito traz ao vir ao mundo, a semente que, ao desabrochar, possibilita que se cumpra nosso destino.
O sistema solar é um grande átomo, assim como o átomo é um sistema solar infinitesimal. O homem também é um sistema solar. Parece que o Sol está muito distante de nós, mas na verdade não está. Em cada gota do nosso sangue e em toda partícula de nossos ossos vivem átomos do Sol. Nós também somos parte dele e não é à toa que nossa vida seja tão influenciada por esse astro. 
No mapa, ele funciona como ponto de integração de todas as outras vibrações planetárias e indica o propósito mais básico de cada ser humano em particular. E de que maneira ele transmite suas mensagens? Primeiramete, pelo signo que ocupa no mapa, que pode acenturar ou debilitar sua atuação, e. depois, pelas relações que estabelece com outros planetas.




Áries: 21/03 a 20/04

O Ariano tem uma confiança básica e ferrenha em si mesmo. Regido por Marte, é competitivo, ambicioso e gosta de colocar seus pensamentos em ação. Motivado pelo espírito de competição, sua coragem e autoconfiança tornam-no um líder nato. Precisa dos obstáculos para poder superá-los e os empreendimentos fáceis costumam deixá-lo insatisfeito. Não gosta de perder tempo com considerações inúteis e necessita tomar as próprias decisões, preferindo agir de imediato, em vez de deixar as coisas acontecerem naturalmente. Pode resolver ir em uma direção e mudar inesperadamente de rumo, deixando os outros tentando entender o que aconteceu. Independente, não gosta de depender de ninguém, nem de pedir ajuda, preferindo sempre agir por conta própria. Em geral, tem boa vitalidade, porém tem predisposição a dores de cabeça e problemas na vista e no nariz. Em razão de sua natureza hiperativa, pode ter uma tendência à hipertensão e ao estresse.

Regente: Marte

Cor: Vermelho

Metal: Ferro

Pedra: Ametista e Rubi

Elemento: Fogo

Touro: 21/04 a 20/05

O Taurino tem uma habilidade toda especial para lidar com o mundo material e o lado prático da vida. Deposita muita confiança nas forças vitais da natureza e sabe que sempre terá tudo o que for necessário. Paciente e persistente, desenvolve-se no tempo e na continuidade, sabe como dar às coisas uma sequência lógica e faz uma coisa de cada vez. Mantém os pés firmes no chão, observa tudo com cuidado, avaliando todas as prováveis soluções. Regido por Vênus, a deusa do amor, tem muito desejo de amar e expressar afeto. Costuma encarar os estranhos com desconfiança e só admite intimidade depois de muito tempo. Muito apegado, fica relutante em tomar atitudes que possam afastá-lo daquilo que está acostumado, correndo o risco de ficar preso a um relacionamento ou emprego insatisfatório apenas por segurança. Em geral, tem boa resistência física e nervosa, porém pode apresentar problemas na garganta por não ter o hábito de expressar o que pensa.

Regente:Vênus

Cor: Verde ou Rosa

Metal: Cobre

Pedra: Esmeralda e Safira

Elemento: Terra

Gêmeos: 21/05 a 20/06

Inquieto, versátil e adaptável, é dono de uma mente ágil e entende tudo com muita rapidez. Costuma fazer várias coisas ao mesmo tempo e fala com brilhantismo sobre quase todos os assuntos. Fala rápido e de forma clara, estabelecendo comparações e conexões muito rapidamente. Sua mente pode, entretanto, tomar subitamente um novo rumo, fazendo com que perca de vista o objetivo principal. Gêmeos é o signo do intelecto, apresentando muita facilidade para os estudos. Leitor voraz e artesão talentoso, pode ter habilidade, destreza e rapidez manual. Adora ler jornais e revistas, tem uma facilidade inata para lidar com papéis, documentos e escritos de todo tipo. Mercúrio, seu regente, lhe dá uma jovialidade incomum e tem uma curiosidade inocente e um entusiasmo contagioso que o faz parecer eternamente jovem. Prefere relacionar-se com pessoas que o estimulem intelectualmente, mas uma tendência às oscilações no humor e à necessidade de variedade pode causar dificuldade nos relacionamentos.

Um sistema nervoso altamente sensível é a base de sua mente ágil. As vias respiratórias são o seu ponto fraco. É bom, portanto, evitar lugares muito poluídos e estar sempre em contato com o ar livre.

Regente: Mercúrio

Cor: Amarelo

Metal: Mercúrio

Pedra: Esmeralda

Elemento: Ar

Câncer: 21/06 a 21/07

Regido pela Lua, a sensível irradiação desse astro é responsável por sua complexa personalidade, que apresenta tantos aspectos contraditórios. Costuma ter muita necessidade de carinho e atenção, mas, por ser introspectivo e hipersensível, muitos não conseguem entendê-lo. Sua necessidade de companhia é forte, porém precisa de momentos de isolamento e silêncio, e sempre mantém um lado seu oculto dos olhos estranhos. Exteriormente calmo, rotineiro e metódico, é internamento impressionável e inquieto, estando propenso a oscilações no humor. Esconde sua fragilidade e seus verdadeiros sentimentos atrás de uma couraça e seu comportamento pode oscilar – ora está sociável e receptivo, ora se fecha e reage se alguém tenta invadir sua privacidade.

No corpo humano, Câncer rege os seios, o estômago e o útero. Em certos casos, a facilidade para engordar pode estar relacionada à fome emocional, o que costuma gerar o hábito de torná-lo compulsivo por comida.

Regente: Lua

Cor: Branco; Cinza-claro

Metal: Prata

Pedra: Pérola

Elemento: Água

Leão: 22/07 a 22/08

Uma pessoa de ação, com capacidade de tomar decisões rápidas baseadas na intuição, sabe comandar com diplomacia, sendo um líder nato. Versátil, sociável e com uma mente curiosa, costuma ser muito atraente, possuindo uma irradiação magnética que o torna irresistível. Está sempre em busca do aspecto luminoso das coisas e não costuma perder o otimismo, tendo o dom de transmitir vitalidade e dar coragem aos que estão moralmente abatidos. Senso prático, porém não se prende a minúcias. Precisa de platéia e, em geral, ocupa o centro do espaço que criou para si mesmo e acredita que o mundo gire à sua volta. Dono de um ego forte e muita ambição, detesta ocupar posições subalternas, tendo necessidade de grandes objetivos para sentir-se vivo. Mais realizador que sonhador, sua metas costumam ser alcançadas com certa facilidade. Gosta de mimar e de prestar homenagens àqueles que ama. Em razão do seu temperamento apaixonado, é magoado com facilidade, especialmente pelas pessoas que ama.

Seu dinamismo e alegria de viver dão apoio para um bom equilíbrio físico. Deve prestar atenção, entretanto, nos olhos, na coluna e no coração, os pontos fracos do seu organismo.

Regente: Sol

Cor: Dourado/Alaranjado

Metal: Ouro

Pedra: Diamante

Elemento: Fogo

Virgem: 23/08 a 22/09

A busca pela perfeição, o senso crítico e a capacidade de organização são as principais características desse signo. Senso prático e inteligente, sintetiza e descarta o que não tem utilidade. Muito ágil e atento, dificilmente alguma coisa escapa de sua observação: é capaz de escolher entre várias alternativas e garimpar as que lhe interessam. Correto, preciso, de temperamento nervoso e natureza refinada, progride devagar, pois não é dado a impulsos, não sendo muito aventureiro. É difícil viver à altura dos próprios padrões e sua auto-estima é medida pelo grau de perfeição que consegue alcançar. Costuma ser tão exigente que se culpa por qualquer falha, tendo sempre a sensação de ter feito as coisas de maneira errada.

Sempre à procura de métodos alternativos para se cuidar, costuma ter uma boa alimentação e hábitos corretos. As emoções e o estresse podem gerar, entretanto, problemas intestinais, de indigestão ou dos nervos. Seu sistema nervoso é o seu ponto fraco e merece uma atenção especial.

Regente: Mercúrio

Cor: Marrom/Azul-marinho

Metal: Mercúrio

Pedra: Ágata

Elemento: Terra

Libra: 23/09 a 22/10

Libra é o símbolo do equilíbrio, da ponderação entre diferentes opiniões: o libriano desenvolvido é um juiz imparcial. Altamente diplomático, tem horror a brigas, explosões emocionais e passionalismos. Seu lema é paz a qualquer preço e está disposto a tudo para evitar desavenças, desde a dissimulação até a argumentação lógica. Procura corresponder, da melhor forma possível, ao que as pessoas esperam dele. Não aprecia esforço físico, preferindo as tarefas intelectuais.Também não é muito de lutar, tendo certa tendência à comodidade. Prudente e reflexivo, às vezes em demasiado, pode se tornar vítima de sua própria indecisão. Dotado de um desenvolvido senso estético, de proporção e de harmonia, é requintado por natureza. Elegante e charmoso, domina a arte da conversação e sabe como encantar as pessoas. Profundamente vinculado ao casamento e, mesmo não estando apaixonado, vai querer se casar. Por idealizar os relacionamentos, frequentemente acaba por se decepcionar com a pessoa amada, diante da vida real.

Com um sistema nervoso muito delicado, está sujeito a crises de depressão e esgotamento, podendo mergulhar na melancolia sem razão aparente. Deve, também, estar atento aos problemas de rins, bexiga e nas supra-renais.

Regente: Vênus

Cor: Azul-claro e Rosa

Metal: Cobre

Pedra: Safira

Elemento: Ar

Escorpião: 23/10 a 21/11

Motivado pelo desejo de enxergar os fatores escondidos e desconhecidos em cada acontecimento, nada lhe é superficial. Curioso, é um investigador nato, amante dos desafios e com capacidade de penetrar no fundo das coisas, desvendando qualquer mistério. Gosta de cutucar as pessoas, ajudando-as a trazer à tona sentimentos inconscientes. Costuma ter estranhas faculdades psíquicas e seus sentidos interiores estão em constante estado de alerta. Dotado de uma sensibilidade muito desenvolvida, tem um forte magnetismo sexual. Precisa de conflitos para viver. Signo de febres, paixões e tempestades, quanto mais difíceis se apresentam os obstáculos, mais entusiasmo terá para enfrentá-los. Com freqüência, cria as circunstâncias que o fazem sofrer, depois luta contra os monstros que ele mesmo criou, enfrentando situações-limite com muita desenvoltura e sobrevivendo de forma corajosa a coisas que iriam esmagar pessoas mais fracas. Entre suas táticas de defesa, incluem-se o sigilo absoluto e o isolamento. Movido pela paixão, tem sede de prazer e de experiências, não acreditando no meio-termo. Possessivo e ciumento, exige fidelidade absoluta, embora possa ter algumas relações extraconjugais.

Os órgãos genitais são os mais expostos a problemas e devem receber atenção especial.

Regente: Marte e Plutão

Cor: Vermelho

Metal: Ferro

Pedra: Hematita

Elemento: Água

Sagitário: 22/11 a 21/12

Otimista e confiante, tem uma necessidade constante de ampliar seus horizontes, estando sempre à procura de aventuras. Com um ar majestoso de quem tudo sabe, deixa-se arrastar pelos seus ideais, muitas vezes convencendo os outros de participarem de seus empreendimentos arrojados. Sente-se atraído pelas viagens e pode percorrer o mundo, tanto fisicamente como por meio de leituras. Quando se sente inspirado, costuma agir de forma impulsiva, tomando determinada direção sem o necessário planejamento. Mas como é regido por Júpiter, seus planos aparentemente malucos acabam dando certo. Exagerado, pode, entretanto, ultrapassar os limites, apresentando uma tendência a invadir o território alheio. Tem também o hábito de falar sem pensar e sua sinceridade pode, muitas vezes, chocar as pessoas. Seu pior defeito é a imprudência, sendo que costuma cometer muitos erros por causa de sua natureza inconseqüente e despreocupada. Dotado de muito senso de humor, é capaz de levantar o moral dos outros por meio de piadas e palhaçadas.

O fígado, a vesícula e as vias respiratórias são áreas delicadas no organismo do sagitariano. Convém observar a alimentação, já que tem uma certa dificuldade na assimilação e tende a exageros.

Regente: Júpiter


Cor: Azul-Escuro e Violeta

Metal: Estanho

Pedra: Topázio

Elemento: Fogo

Capricórnio: 22/12 a 20/01

Paciente, confiável, disciplinado e perseverante, costuma ser cumpridor dos seus compromissos. Dotado de uma grande capacidade de concentrar energia, quando se interessa por um assunto, procura levá-lo a sério. Cauteloso diante de situações e decisões, sabe esperar o momento oportuno de agir. Pressente, muitas vezes, que tem um destino a cumprir, que veio completar algo importante no mundo. Trabalhador incansável, planeja as coisas a longo prazo e gosta de ter tudo sob o seu controle. Sob a influência do austero Saturno, costuma ser reservado e um pouco tímido, não expressando seus sentimentos com facilidade, podendo até, demonstrar frieza, para disfarçar as emoções. Respeita a hierarquia e as regras sociais e tem dificuldade em aceitar o que está fora do convencional. Possui um senso de humor irônico, que muitas vezes passa despercebido. Prático, econômico, ambicioso e empreendedor, seu desejo de ter uma posição social elevada faz com que se dedique à sua carreira por períodos prolongados.

No corpo, seus pontos mais vulneráveis são: os joelhos, os dentes e os ossos.

Regente: Saturno

Cor: Preto/ Marrom

Metal: Chumbo

Pedra: Ôni, Turmalina Negra

Elemento: Terra

Aquário: 21/01 a19/02

Dotado de um intelecto vivo e desperto, e um talento especial para fazer projetos, o aquariano é um inovador e não se prende às convenções. Regido por Urano, um dos deuses mais irreverentes, adora romper com o poder constituído. As idéias novas e progressistas o seduzem, mas pode ser um tanto visionário, acabando por sofrer pela incompreensão. O aquariano marcha em um ritmo diferente e costuma sentir-se meio extraterrestre neste planeta. Suas idéias são elaboradas a partir de modelos abstratos e sua imaginação acelerada não pára de voar; por ficar permanentemente ligado, pode ter dificuldade em relaxar. Costuma defender a liberdade no seu discurso, e a sua interação com as pessoas é amigável e sem preconceitos, mas totalmente desapaixonada. Dono de uma natureza impessoal e distante, teme a intimidade nos relacionamentos e está sempre à procura de desculpas para afastar os outros.

No físico os pontos mais vulneráveis são os tornozelos, pernas, medula óssea, circulação sangüínea e sistema nervoso.

Regente: Saturno e Urano

Cor: Preto/ Marrom

Metal: Urânio Pedra: Ametista

Elemento: Ar

Peixes: 20/02 a 20/03

Recebe de Netuno, seu planeta regente, o gosto por tudo que lhe proporcione a oportunidade de sonhar. O mundo dos sonhos é mais verdadeiro do que a monotonia do cotidiano. Sendo o último signo do zodíaco, contém um pouco de cada um dos outros, daí sua complexidade. A falta de persistência também pode prejudicá-lo fazendo com que mude de rumo antes de colher o que plantou. Muito romântico no que se refere aos relacionamentos, tem uma tendência a apaixonar-se – muitas vezes como uma forma de escapar de si mesmo. Pode envolver-se com pessoas que lhe parecem perfeitas a primeira vista e, em seguida, ficar desapontado por não preencherem suas expectativas. Idealista incurável e emocionalmente supersensível, pode, para proteger-se, optar por relações platônicas. Tem grande capacidade criativa, podendo se expressar no mundo da arte e da música. Receptivo, terno, meigo e facilmente influenciável, tem dificuldade de impor seus limites. Muito místico, sua conexão com o divino estimula sua autoconfiança e tem certeza de que irá encontrar ajuda sempre que precisar.

No físico, deve uma especial atenção aos pés, sistema endócrino e linfático e aura.

Regente: Júpiter e Netuno

Cor: Verde-Mar/Violeta

Metal: Estanho

Pedra: Água Marinha

Elemento: Água



Fonte de Pesquisa - TIGRE, Cristina Bastos. Curso de Astrologia.Ed. Madras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz profunda!!!

Um espaço criado para a publicação de textos referentes a Astrologia - a Ciência mais antiga da Humanidade.